Especialidades
Medicina de Família
e Comunidade
A Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade médica, cujas bases se fundamentam na Saúde Coletiva, Medicina Preventiva e Epidemiologia. É a especialidade que cuida das pessoas ao longo do tempo, independentemente do problema de saúde, do sexo ou da idade.
Esse profissional visa o atendimento integral, de forma holística, contínua e abrangente, sendo especializado na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de garantir um processo de saúde que vai além da ausência de doença. É necessário considerar os aspectos biológico, social, familiar, psicológico e espiritual.
Consequentemente, esse médico amplia o atendimento à família. Mesmo quando o paciente é encaminhado para outro especialista, o médico da família e comunidade deverá manter-se próximo e, se possível, coordenar as atividades da equipe para garantir o melhor resultado.
Homeopatia
A Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980. Ela visa tratar a saúde física, mental e emocional de cada paciente de maneira individualizada. O tratamento homeopático atua nas causas do problema, buscando identificar os fatores que estão provocando alterações no organismo.
A doença, nessa abordagem, é vista como um desequilíbrio da energia vital a qual se manifesta, inicialmente, através dos sintomas funcionais, e estes quando não são tratados evoluem para as doenças. Além disso, a homeopatia entende que a cura não é somente a ausência de doença, mas sim o restabelecimento do equilíbrio físico, mental e emocional.
Psiquiatria
A Psiquiatria é uma especialidade médica, essencialmente responsável pelo diagnóstico e tratamento dos Transtornos Mentais e do Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças em geral.
Como exemplos, tem-se os Transtornos Depressivos, Ansiosos, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno Afetivo Bipolar, Transtornos Psicóticos como a Esquizofrenia, Transtornos por uso e abuso de substâncias, Transtornos de Personalidade, entre outros.
A avaliação psiquiátrica envolve, além de uma avaliação médica geral, o exame do estado mental e a história clínica psiquiátrica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.
A avaliação médica geral também deve ser garantida no contexto da avaliação psiquiátrica, dada a importante influência das condições físicas no comportamento humano e no desenvolvimento natural dos transtornos mentais.
Os medicamentos psiquiátricos, ou psicofármacos, são parte importante do arsenal terapêutico, assim como outros procedimentos não farmacológicos, específicos para determinadas situações, tais quais a Eletroconvulsoterapia (ECT) e Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), por exemplo.